terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Morre, mais não acaba"

Estive a tarde no túmulo da minha irmã, levei um potinho de comida a ela e isso me fez bem. Alguém me perguntou mais ela não levantará e comerá e eu respondi não mesmo assim como ninguém nunca levantará para cheirar as flores que você colocou.
As diferentes culturas não choram e nem enterram seus mortos da mesma forma. Nenhuma morte é sentida pela família enlutada de uma forma universal. Nenhuma pessoa, não importando o quanto ela é familiarizada com os rituais da morte da sua própria religião ou cultura, ou aquela de outras pessoas, pode realmente dizer que não se sente desconfortável quando o assunto da morte de um ente querido é mencionado. 
Os japoneses gostam de dizer que eles nascem na fé xintoísta, se casam como cristãos, e morrem como budistas, e que, embora funerais xintoístas são feitos às vezes, na verdade eles são relativamente raros. 
Os ciclos da vida japoneses têm um papel muito importante na sociedade, da primeira visita a um santuário com o recém-nascido, à cerimônia da passagem à maioridade quando a pessoa faz 20 anos, e dali em diante ao casamento, ao funeral e além. A passagem do morto à sepultura é controlada por uma série de passos claramente determinados. Para terminar quero registrar aqui um haicai sobre a morte, de autoria de Bokusai:

Jisei nado
Zansetsu ni ka mo
Nakarikeri
(Bokusai)
Uma palavra de adeus?
A neve que se dissolve
Não tem perfume.

3 comentários:

  1. Não tem como não sentir emoção, ainda mais estando cada vez mais liga à essa família!

    Lembra que te disse uma vez que os corpos tomam rumos distintos, mas as almas que um dia se reconheceram permanecem eternamente ligadas?? Pois é nisso que eu acredito, e sei que você também...

    Estamos juntas Ju!

    Beijo de paz e bem. Amo vc!

    ResponderExcluir
  2. Estamos juntas Juh... Irmã, amiga...
    A vida segue em frente, mais isso não significa que devemos esquecer pessoas queridas que já se foram...
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Cada um cria a sua esperança com base em sua cultura, mas é comum no coração de todos a idéia de continuidade.

    Acredito muito nisso, e em Deus, que se mostra pra mim todos os dias. Existem muitos caminhos para um mesmo destino.

    Bjo no coração querida!

    ResponderExcluir