sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Saudosismo

“Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me! (Trecho do livro – O Pequeno Princípe)”

Deve ser a segunda vez que sinto uma ponta de inveja ao observar sorrisos no meio da multidão.  Bilhetes passando. Caras e acenos. Isso porque não tenho com quem partilhar nada disso. Se voltei a ser nostálgica? Não. Não a esse ponto. Ando saudosista.
Ontem ganhei bombons. Não engordei, adocei a alma. Ontem tive um ombro, alias nos últimos quatro dias ganhei um ombro que nunca imaginei contar. Ontem falei do meu projeto de vida à ele. Falei do que espero. Do que quero. E sei que não sei como realizá-los. Neste ponto falhei. Fui questionada se estava sem foco, não é verdade, estive abalada. Estou me normalizando. Sempre vivi tudo muito diferente de hoje e aos poucos vou gostando dessas novas experiências.
Ainda não compreendo tudo e por isso meus sentimentos estão um pouco fora do lugar. Mas, sei que está tudo bem.
Pela primeira vez não estou projetando as frustrações de hoje em realizações futuras. Não quero assim. Futuro, realmente, é muito tempo. Quero construir por hoje. Lógico que tudo muda de novo e isso dá medo. Mas, gosto da minha companhia. Aprendi a amar assim. Me tornei melhor depois disso.
Quase tive uma recaída em minhas dores, mas uma conversa me salvou. Descobri que não quero usar palavras como diário.
Não tenho mais necessidade de dividir tanto. Tenho sim de me recolher. Uma coisa ou outra virá para cá. Só o que eu quiser mostrar. Talvez para matar outras saudades. Mas, já não me entregarei assim por inteira.
Coisas que preciso enumerar dos últimos tempos: aos que amo sou transparente, me dôo até demais. Aos que não me conhecem tenho tendência ao ostracismo. Para 2011 quero tirar um tempo maior para a leitura, há pelo menos 20 livros na estante que quero desbravar. Irei mais vezes a praça com o Léo, quero vê-lo se sujar mais. Também necessito de mais sol. Começarei hoje, se encontrar minhas chaves. Na segunda-feira comecei a andar de bicicleta, o repetirei algumas vezes por semana. Até começar a trabalhar vou continuar investindo nos dotes culinários (entendam, às vezes isso é destrutivo). Vou sumir um pouco de algumas vidas, saudades fazem bem. Quero ver mais TV, ouvir menos rádio. Se conseguir esta noite vou apagar a luz. Abrir um pouco a janela. Quero acordar mais cedo todos os dias. Ir a igreja no domingo de manhã, não importa onde esteja. Tenho coisas para jogar fora. Caixas a limpar. Outras guardar. Como todo fim sinto necessidade de fazer faxina por dentro, por fora, em tudo que puder. Deve haver mais coisas que desejarei começar, não lembrarei de todas agora. O que é certo, embora contraditório é que está chegando o  Ano Novo, então vamos a vida nova.
De todos meus amores os verdadeiros sempre permaneceram. Já provei disso. E sei que hoje o amor não é o ‘formato mínimo’ e isso já é válido. Poderia usar de outros para falar de coisas que não direi. O que realmente interessa é a essência, no mais a raposa também ficou sozinha porque em outro lugar havia uma rosa. E a gente não sabe, de verdade, o final dessa história.

Obrigada a todos aqueles que acrescentaram meu 2010 para ser um pouco mais feliz... um Feliz 2011 a todos, amo muito vocês do meu jeito mais AMO.

 “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" (Antoine de Saint-Exupéry)

3 comentários:

  1. Começar limpando tudo é a melhor coisa, estavamos falando disso há pouco neh...rsrs

    Sentir saudade faz parte, dar valor a coisas pequenas tambem. Dedicar-se a si mesmo, reconhecer outros valores, construir novas metas e descobrir o que era sonho de verdade quando eles se realizam.

    Amo da minha forma, mas amo.
    Fez parte de meu 2010 e está aqui para seguir anos e anos na minha história.
    Fica com Deus e conte sempre com essa outra Barbosa aqui, mesmo sumida de vez enquando...

    Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Ju.

    E 2010 me apresentou pessoas que já se tornaram queridas mesmo pela distância.

    Um 2011 pleno para nós

    ResponderExcluir
  3. Você foi um presente que ganhei em 2010, e quero do jeito que é.

    ResponderExcluir